Apresentação

O Laboratório de Paleontologia (LabPaleo) foi criado em 2015, faz parte do Departamento de Geologia da UFSC e tem como objetivo desenvolver estudos experimentais e/ou análises voltados ao ensino, pesquisa e extensão em Paleontologia. O LabPaleo realiza pesquisas paleontológicas, especialmente na região Sul do Brasil, com ênfase na Bacia do Paraná, e em depósitos quaternários continentais e costeiros. Atua em diferentes linhas de pesquisa, como a Paleontologia de Vertebrados (especialmente Paleomastozoologia) e a Micropaleontologia (palinomorfos e microfósseis calcários).

Outro importante objetivo do LabPaleo é fornecer as condições para a formação de recursos humanos na área de Paleontologia, através do desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso e Iniciação Científica, e futuramente de dissertações e teses.

Além disso, o LabPaleo é o depositário de espécimes fósseis macroscópicos (Coleção de Macrofósseis) e microscópicos (Coleção de Microfósseis e Palinomorfos), além de material recente (Coleção de Fragmentos Ósseos), tendo como objetivos a organização e ampliação dessas coleções.