Coleção de Fósseis

O Laboratório de Paleontologia conta, desde 2019, com uma coleção de macrofósseis formada através de atividades de coleta, tanto em disciplinas, quanto em projetos de pesquisa e doações. Atualmente, esta coleção possui cerca de 1150 exemplares dos diferentes grupos fósseis, com destaque para paleoinvertebrados e paleobotânica, além de icnofósseis e paleovertebrados.

Em 2015, iniciou-se a montagem de uma coleção didática de microfósseis para atender a demanda do curso de Geologia.  Além de material doado, foram realizadas atividades de campo para coleta de sedimentos na região da Grande Florianópolis a fim de aumentar o número e variedade de exemplares. A partir disso, fez-se a triagem, identificação, montagem e catalogação de lâminas didáticas com o intuito principal de servir como material de suporte às atividades práticas da disciplina Micropaleontologia do curso de Geologia. Atualmente, o acervo de microfósseis conta com cerca de 80 lâminas didáticas compostas, principalmente, de foraminíferos, ostracodes, micromoluscos e palinomorfos.

A equipe do LabPaleo é responsável pela curadoria de ambas as coleções, que envolve atividades de coleta, preparação, restauração, armazenamento, catalogação e preservação dos espécimes fósseis. Boa parte destes acervos, principalmente a coleção de macrofósseis, não está identificada a nível genérico ou específico. Por conta disso, as próximas etapas de trabalho do LabPaleo envolverão estudos de taxonomia desses exemplares, o que será útil para aprimorar o conhecimento do material fóssil depositado na UFSC.