Coleção de Fósseis

O Departamento de Geociências conta com uma coleção de macrofósseis depositada no Laboratório de Ensino de Geologia, a qual teve seu início na década de 1980 com a realização de coletas durante disciplinas e recebimento de peças doadas. A partir da criação do curso de Geologia da UFSC em 2010, essa coleção vem sendo reorganizada. Além das doações, atividades de coleta, realizadas tanto em disciplinas como em projetos de pesquisa, também têm contribuído para o aumento da quantidade e diversidade do acervo. Hoje, esta coleção possui cerca de 500 exemplares dos diferentes grupos fósseis, com destaque para paleoinvertebrados e paleobotânica, além de icnofósseis e paleovertebrados.

Em 2015, iniciou-se a montagem de uma coleção didática de microfósseis para atender a demanda do curso de Geologia. Assim como no acervo de macrofósseis, o LabPaleo já contava com material de doações. A etapa seguinte foi a realização de atividades de campo para coleta de sedimentos na região da Grande Florianópolis a fim de aumentar o número e variedade de exemplares. A partir disso, sucedeu-se a triagem, identificação, montagem e catalogação de lâminas didáticas com o intuito principal de servir como material de suporte às atividades práticas da disciplina Micropaleontologia (GCN7122) do curso de Geologia. Atualmente, o acervo de microfósseis conta com cerca de 30 lâminas didáticas compostas, principalmente, de foraminíferos, ostracodes, micromoluscos e palinomorfos.

A equipe do LabPaleo é responsável pela curadoria de ambas as coleções, que envolve atividades de coleta, preparação, restauração, armazenamento, catalogação e preservação dos espécimes fósseis. Boa parte destes acervos, principalmente a coleção de macrofósseis, não está identificada a nível genérico ou específico. Por conta disso, as próximas etapas de trabalho do LabPaleo envolverão estudos de taxonomia desses exemplares, o que será útil para aprimorar o conhecimento do material fóssil depositado na UFSC.

 DSC00801 (2)